
STAP / POR 402 fica em 2º lugar no campeonato de Portugal de Match Racing após final contra a equipa de Álvaro Marinho.
O dia começou mais cedo que os dias anteriores. Às oito e manhã as equipas já se encontravam no clube para o último dia de regatas. Oito equipas, Quartos-de-final, vento instável e chuva foram os ingredientes para um belo dia de regatas.
Na disputa por um lugar nas meias-finais, à melhor de três regatas, calhou na sorte à equipa STAP / POR402 os Roquettes e seus compinchas (campeões nacionais da modalidade em 2004).
A equipa STAP / POR402 começou mal esta fase. Durante as pré-largadas a equipa não conseguiu ser superior largando sempre em 2º lugar. Felizmente conseguiu aproveitar erros ligeiros do adversário e recuperar a primeira posição.
“As condições estavam muito instáveis, por diversas vezes estivemos fora da regata, mas conseguimos sempre voltar e ultrapassar o adversário”, comenta Duarte Neves, proa da equipa.
Após vitória por 2-0 era a vez de defrontar a equipa do madeirense Hélder Basílio. A equipa STAP / POR 402 já tinha defrontado esta equipa em meias-finais mas nunca tinha saído vitoriosa. Na primeira regata o seu controle na pré-largada foi determinante para a vitória. Duas “penaltys” e uma largada adiantada não deram hipóteses aos simpáticos madeirenses.
A segunda regata teve uma história diferente. Hélder Basílio consegue controlar a largada e ir à frente durante uma boa parte da regata. No último terço da primeira bolina a equipa STAP / POR 402 ataca pelo lado direito e numa manobra em cima da bóia consegue passar o adversário. 2-0 foi o resultado final tendo a equipa STAP / POR 402 passado invicta para a final.
“Estivemos bem! Invictos como queríamos e a recuperar sempre que estivemos atrás.”, comenta José Gonçalves, piano e “trimmer” da equipa.
A final foi contra a equipa de Álvaro Marinho, à melhor de 3 pontos. Após uma pré-largada disputada ambas as equipas largaram fora. A equipa de Álvaro Marinho saiu melhor da situação e conseguiu uma vitória fácil.
A 2ª Regata foi mais do mesmo, a equipa STAP / POR 402 embora largado ligeiramente à frente não conseguiu proteger o lado direito que se revelou melhor durante toda a regata. Com bom andamento ainda conseguiu-se recuperar e fazer “tremer” o adversário.
Na última regata a equipa STAP/POR 402 saiu novamente em desvantagem. A calma no momento inicial ajudou na recuperação da equipa e conseguimos passar o adversário. Nesse momento o stress instalou-se e as manobras começaram a correr mal. A regata terminou emocionantemente em cima da linha com uma vitória muito ligeira do adversário.
Desta forma, a equipa STAP/POR 402 alcança o título de vice-campeã de Portugal e termina a época desportiva de 2008 uma vez mais na liderança do Ranking Nacional.
“Estivemos muito nervosos nos momentos decisivos. Sabemos que é mais difícil executar assim as manobras e atingir boas velocidades e que é imperativo mantermo-nos concentrados.” Comenta Ricardo Pinto, trimmer da equipa.
“Com primeiro lugar no Ranking Nacional alcançámos metade dos objectivos ambicionados e esperamos subir alguns lugares no ranking internacional. Aproveito para agradecer à equipa o excelente trabalho realizado, aos patrocinadores o incansável apoio prestado e aos nossos familiares e amigos que nos motivam diariamente.”, comento eu…
Abraços e até breve,
Rui Bóia
Classificações
1 – Álvaro Marinho
2 – STAP / POR 402
3 – Hélder Basílio
4 – David Aleixo
5 – Manuel Marques
6 - Nuno Ferreira
7 e 8 – Rita Gonçalves e Tiago Roquette
9 e 10 – José Cunha e Catarina Carvalho
11 e 12 – Catarina Lopes e Carlota Macedo
Final
3 Álvaro Marinho – 0 STAP / POR 402
Petit-Final
2 – Hélder Basílio – 1 David Aleixo
Meias-Finais
2 – Álvaro Marinho – 0 David Aleixo
2 – STAP / POR 402 – 0 Hélder Basílio
Quarto de Final
2 STAP / POR 402 – 0 Tiago Roquette
2 Álvaro Marinho – 0 Rita Gonçalves
2 Hélder Basílio – 0 Nuno Ferreira
2 David Aleixo – 1 Manuel Marques