sábado, 22 de dezembro de 2007

Balanço Época 2007

A época chegou ao fim e está na altura de fazer o “balanço para fecho”. Analisando os custos e, mais importante, os proveitos da época de 2007.

Tivemos (Equipa STAP AIGLE) a oportunidade de participar em 4 provas internacionais e 4 provas nacionais. Internacionalmente, destaca-se a nossa primeira participação no Campeonato Europeu da Modalidade e o excelente 2º lugar alcançado no famoso e prestigiado campeonato, realizado em Vilamoura, o Algarve Cup. A nível nacional conseguimos manter, desde Janeiro de 2007, o primeiro lugar do Ranking Nacional e ganhámos a Qualificação Norte realizada no Porto de Leixões.

A época teve momentos altos e baixos, se por um lado conseguimos muito bons resultados, por outro também tivemos maus. O resultado pior foi o obtido na Holanda, durante o Campeonato Nacional Holandês onde nos classificámos em 7º lugar. O pouco vento que se fez sentir e a pouca experiência que tínhamos (em relação aos adversários) com o J22 ditaram a nossa sorte.

Mas nem só de resultados se faz a história dos desportistas. Foram muito importantes e gratificantes as experiências pelas quais passámos. Principalmente as ocorridas no estrangeiro onde, pelo facto de passarmos muito tempo juntos, o espírito de grupo se acentuou e se viveram bons momentos. A fazer lembrar os campeonatos internacionais de Optimist e 420 em que, em tempos idos, tive a sorte de participar.

A primeira prova no estrangeiro foi o Campeonato Europeu de Match Racing, em Sopot na Polónia. Aí aprendemos como a vida do Rúbrio não é fácil, conhecemos alguns “cromos” da modalidade, como por exemplo o Dr. House (Lindberg) e pela primeira vez tivemos contacto com as escritas do nosso mágico de serviço (Foredeck Duga) que, com a sua escrita alusiva ao desporto Rei e através de algumas alcunhas demolidoras, arranjou uma nova forma de jornalismo para a Vela Nacional.

Lembro-me ainda, como se fosse hoje, o calor da pátria que sentimos quando, em plena regata, ouvimos no relato um “FORÇA RUI, VIVA PORTUGAL, ESTAMOS CONTIGO”, de um Português imigrante que não hesitou em mostrar apoio aos seus conterrâneos.

A vontade de divulgar a modalidade, de dar retorno aos patrocinadores (STAP AIGLE) e a participação neste campeonato foram os principais impulsionadores da realização deste blog.

Seguiu-se a Qualificação para o Match Race Germany, prova realizada no Lago Langenargen em Bavaria Match 35. Fomos optimamente recebidos pela Família Rheinhard que nos adoptou durante uma semana.

...” A calma imperava na casa Rheinhard….. à excepção do Duga que ressonava que nem um leão, quando de repente ouvimos uma voz nos nossos sonhos….. “Guys, do you want to wake up?” era a nossa mãe adoptiva (adoptada por nós, como é óbvio!) que achava estranho que às 7h30 ainda não havia barulho no sotão dos refugiados!...”

Apesar do vento fraco que se fez sentir obtivemos a nossa melhor classificação de sempre no estrangeiro, derrotando o Polaco Tarnacki por 2-1 na Petit-Final.

O campeonato Holandês já não correu tão bem. Mas merece aqui uma referência para dizer que vale a pena visitar Amesterdão, mesmo que a classificação final não seja grande coisa. E mais importante do que isso foi o incentivo que os blogistas deram após o mau resultado obtido.

Tínhamos para esta época objectivos elevados: Ficar em 1º do Ranking FVP; vencer o Campeonato de Portugal e ficar entre os 50 primeiros do Ranking Internacional. Claro que ainda podiam ser mais altos, como ficar em 1º em todas as provas e em 1º no ranking Nacional e nos 40 primeiros do ranking Internacional. Penso que isso nos ia pressionar muito e o mais provável era desistirmos logo no Algarve Cup onde nos classificámos em 2.

Dos três objectivos conseguimos um. Isto conta????

Vá lá não sejam maus!

Abraços e Bom Natal,
Rui Bóia (STAP AIGLE)

PS: Não se esqueçam de votar no Dream Team!
E o DREAM TEAM 2007, com o alto patrocínio da STAP e da AIGLE, é ...!!! tcham tcham tcham tcham....

1 comentário:

Cascais 470 Sailing Academy disse...

Muitos parabéns pelo positivo ano que a vossa equipa realizou e acima de tudo pelo grande desportivismo que demonstra em todas as regatas que realiza, sabendo perder e ganhar, e muitas vezes, trocando a grande experiência que tem nesta modalidade com as equipas adversárias.
Parabéns a todos, um feliz Natal e um excelente ano 2008 cheio de bons resultados.

Álvaro Marinho
Seth.pt Team