segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Algarve Cup 2008 - Equipa STAP/AIGLE faz história no Algarve


A décima edição da prestigiada prova de “Match Racing”, organizada pelo CIMAV, realizou-se no anteporto da marina de Vilamoura nos dias 6 a 9 de Fevereiro.

A prova pertencente ao circuito internacional de Match Racing contou com presenças de destaque como: o russo Andrew Arbuzov, 14 do ranking da ISAF; o Francês Victor Lanier (24º); o Polaco Przemek Tarnacki (47º); o Espanhol Manu Weiller actual campeão de Espanha da Modalidade (74º); e o mais recente vice-campeão do Mundo de 470, o Português Álvaro Marinho, da equipa Seth.pt, detentor do título de campeão de Portugal de “Match Racing” em 2007.

A prova foi disputada por 8 equipas sendo a 1ª fase composta por um “Round-Robin” onde todas as equipas disputaram entre si um lugar entre os seis primeiros da classificação. Posteriormente seguiram-se as repescagens, as meias-finais, a “petit-final” (à melhor de três regatas) e a final (à melhor de cinco).

O campeonato foi todo ele realizado sob condições de vento moderado a forte, do quadrante Leste, com cerca de 12 a 20 nós de vento e por vezes com rajadas de cerca de 30 nós.

No primeiro dia de regatas esteve em destaque a equipa Luso-Espanhola de Manu Weiller, somando em 5 regatas 5 vitórias. Logo atrás encontrava-se a equipa favorita à vitória no campeonato, Seth.pt de Álvaro Marinho, que em cinco regatas apenas perdeu a regata contra a equipa STAP/AIGLE.

“A regata entre a STAP/AIGLE e a Seth.pt é um “derby” do Match Racing Nacional, é impossível saber à partida quem vai ser o vencedor”, comentava um espectador que se encontrava na Marina de Vilamoura a assistir às regatas.

“Vencer a equipa do Álvaro é sempre uma grande conquista. Ele é uma das melhores referências nacionais e está a fazer um óptimo trabalho. Quando se dedicar a tempo inteiro a esta modalidade certamente vai conseguir alcançar o TOP 10 mundial”, comentava Rui Bóia após o grande feito do dia.

“Largámos à frente e conseguimos controlar a regata, mas a Seth.pt esteve sempre muito próxima e a regata foi muito disputada”, comentava Rui Coelho, “trimmer” da equipa STAP/AIGLE.

A equipa STAP/AIGLE levava no primeiro dia do campeonato, 3 vitórias e 2 derrotas, contra o Russo Andrew Arbuzov e o Espanhol Manu Weiller, e ocupava o 4º lugar em igualdade de pontos com o Russo.

O segundo dia de competição antevia muita competição. Na disputa estavam os dois primeiros lugares que davam acesso directo às meias-finais e os seis primeiros lugares para definir as equipas que disputariam as repescagens. No confronto para os dois primeiros lugares Álvaro Marinho e Manu Weiller levaram a melhor, com o Português a ganhar sobre todos os adversários e a classificar-se em 1º lugar.

Classificações Round-Robin

POR - Seth.pt – Álvaro Marinho (6 vitórias - 1 derrota)
ESP - Manu Weiller (6 vitórias – 1 derrotas)
POL – Przemek Tarnacky (4 vitórias – 3 derrotas)
FRA – Victor Lanier (4 vitórias – 3 derrotas)
POR – STAP/AIGLE – Rui Bóia (4 vitórias – 3 derrotas)
RUS – Andrew Arbuzov (4 vitórias – 3 derrotas)
POR – Nuno Ferreira (1 vitória – 6 derrotas)
POR – Maria Ramirez (7 derrotas)

Com os lugares do “round-robin” definidos deu-se lugar às repescagens, assim calhou à equipa de Przemek Tarnacky defrontar o russo Andrew Arbuzov e à equipa da STAP/AIGLE disputar um lugar nas meias-finais com o Françês Victor Lanier. Durante o Round-Robin tanto o Françês como o Polaco tinham conseguido vencer os seus adversários mas nas repescagens tudo se alterou e a equipa STAP/AIGLE e o Russo Arbuzov saíram vencedores com esclarecedores 2-0.


No terceiro e último dia de prova a equipa de Álvaro Marinho começou dia com uma decisão difícil. Por terem ganho a fase de Round-Robin tiveram que escolher o seu adversário. Após algum suspense anunciaram-se as meias-finais entre as equipas lusas (Seth.pt vs STAP/AIGLE) enquanto o Russo defrontaria o Espanhol.

“A tarefa do Álvaro não é nada fácil. Ter que decidir quem defrontar na meia-final é um momento de muita pressão. Era previsível sermos nós os escolhidos, mas o Álvaro sabe que no Round-Robin apenas perdeu connosco...” comentava Rui Bóia após ter conhecimento de quem seria o seu adversário.

A surpresa aparecia algumas horas depois quando a equipa STAP/AIGLE conseguiu derrotar os adversários por 2-1, após três regatas impróprias para cardíacos.

“Nem imaginavam que deveriam ter escolhido a "vodka" do russo Arbuzov em vez do "cozido à portuguesa" do team STAP/Aigle!!!”, comentava em tom de brincadeira, Ricardo Pinto, “trimmer” da equipa STAP/AIGLE.

"Claramente hoje não estivemos ao nosso melhor nível! Se ao nível de manobras as coisas não poderia ter corrido melhor, com os meus tripulantes a fazer um excelente trabalho de equipa, a nível das pré-largadas as coisas saíram-nos muito mal. O "timming" entre a pré-largada e a largada estávamos a errar bastante e no match racing a largada é fundamental para conseguirmos vitórias!" comentou a Seth.pt Team.


A fase final da prova foi disputada entre a equipa Luso-Espanhola de Manu Weiller e a equipa STAP/AIGLE. A final começou mal para a equipa da casa, com duas derrotas consecutivas.

“Devíamos ter ganho a 1ª regata! Um erro táctico na última bolina fez nos perder uma regata que estava ao nosso alcance. Agora temos que vencer três regatas seguidas a uma equipa que nunca conseguimos vencer! Acho que é possível mas temos que estar mais concentrados!”, comentava Duarte Neves, proa da equipa STAP/AIGLE, enquanto descansava para a terceira regata.

Seguiam-se momentos de tensão até que a treinadora da equipa STAP/AIGLE deu a dica, gritando do pontão de Espera da Marina de Vilamoura. “Parece que desaprenderam tudo o que sabem! Estão muito nervosos! Vocês conseguem vecê-los mas têm que se concentrar!”

Nas duas regatas seguintes aconteceu o inesperado. A equipa STAP/AIGLE conseguiu através de melhores largadas vencer a equipa Luso-Espanhola. Ficando o resultado em 2-2.

Na última regata, na segunda perna do percurso, a equipa STAP/AIGLE consegue-se aproximar da equipa Espanhola com amuras a estibordo e após um violento embate entre as duas embarcações a equipa de Manu Weiller é penalizada. Com uma penalização a equipa Espanhola permanece mesmo atrás da equipa portuguesa e na perna seguinte, em novo bombordo-estibordo, surge nova colisão com nova penalização para a equipa Espanhola. Após o segundo incidente bastou à equipa Portuguesa controlar a regata até à chegada alcançando um resultado histórico para o Algarve Cup e para o Match Racing Nacional.

“Com esta classificação esperamos agora conseguir mais alguns convites para participar em provas internacionais e assim conseguir subir no ranking internacional e colocar-se mais perto das melhores equipas da modalidade”, comentava Ricardo Pinto, “trimmer” e táctico da equipa STAP/AIGLE.

“Penso que estamos finalmente aptos para entrar no restrito TOP50 do ranking internacional! Vencer adversários como Manu Weiller e Álvaro Marinho é muito bom para o currículo e prestígio da equipa STAP/AIGLE” comentava Rui Bóia no final da regata.

A equipa STAP/Aigle tornou-se assim a primeira equipa portuguesa vencer a mítica e prestigiada prova internacional Algarve Cup na sua 10ª edição!

Match Race - Algarve Cup 2008 - Link Fotografias

2 comentários:

7estrelas disse...

Muitos Parabéns!!!!
Já no ano passado com um 2º lugar e este ano, um 1º lugar,
Match Race - Equipa STAP/AIGLE
a primeira equipa portuguesa vencer a prestigiada Prova Internacional Algarve Cup 2008 na sua 9ª edição, os meus Parabéns à Tripulação e ao Rui Bóia. Um começo à Campeões. Eu bem sabia que não me iam desiludir.Bravo.

7estrelas disse...

De facto de pois de ver as fotos não poderei de comentar que gostei da vossa postura, raça, determinação e concentração não havia duvidas era mesmo para ganhar..Boa.