sábado, 9 de fevereiro de 2008

Os primeiros portugueses...



Ah pois é!!! A equipa STAP/Aigle chegou, viu e venceu... Fomos para o campo de regatas por volta 12h30m para iniciar as semi-finais contra a equipa Seth.pt do Álvaro Marinho, que por ter vencido a eliminatória anterior teve o direito de escolha do adversário... nem imaginavam que deveriam ter escolhido a "vodka" do russo Arbuzov em vez do "cozido à portuguesa" do team STAP/Aigle!!! Muito motivados conseguimos vencer a semi-final por 2-1 e garantir a passagem à final contra a equipa luso-espanhola de Manu Weiller que havia derrotado a equipa russa.

Como o vento continuava a não facilitar a vida aos marinheiros (pois todos os músculos do corpo já doíam a esta hora) começámos bem a final (que se realizaria à melhor de 5 regatas) tendo saído na frente, mas não evitando que o espanhol nos passasse na última perna. Um pouco abatidos pela má regata, voltámos a perder a 2ª regata e deparámo-nos com um dilema: "Ou vai ou racha!", teria que ser da maneira mais difícil, a realização de mais 3 regatas para podermos inverter o resultado... Fomos buscar forças não sei bem onde e não é que conseguimos duas vitórias igualando o resultando 2-2!!!! Muito contentes e convictos que era possível alcançar a vitória do campeonato fomos para a derradeira regata "mata-mata" (parafraseando o nosso respeitável seleccionador)!

Nem imaginaríamos o quanto polémico seria este último confronto pois logo na largada foi por um cabelo que não largámos "fora" (antes do sinal), tendo os nossos adversários protestado mas de nada lhes valia! A regata, muito renhida, prosseguiu com os nossos adversários a controlarem a regata por 1 barco de distância. Nova situação polémica surgiu na primeira popa do percurso quando a equipa Stap/Aigle "saca", também por um cabelo, um bombordo-estibordo e pum... colisão da grossa. Segundos de tensão se seguiram até que os "umpires" tomassem a decisão.
"AMARELA!!!" . Manu Weiller saía penalizado da situação. Foi um 2 em 1 - penalty para o adversário e passávamos para a frente. Começando a controlar a regata, tínhamos agora que garantir o resultado. Stress para o nosso lado... Manu conseguiu-se aproximar na bolina e nova situação de contacto. Desta feita mais uma penalização (a 2ª) para Weiller "terminando" desta forma a hipótese de derrota.

A equipa STAP/Aigle tornou-se assim a primeira equipa portuguesa vencer a mítica e prestigiada prova internacional Algarve Cup na sua 9ª edição!

Over and Out,
Pinto

1 comentário:

Cascais 470 Sailing Academy disse...

Muitos parabéns pelo excelente trabalho de equipa que realizaram. Provaram estar ao nivel dos melhores do mundo da disciplina de Match Race.

É muito bom poder ter referências em Portugal, e se elas forem de niveis como vocês provaram ter, melhor para todos e para a vela Nacional!

Continuem o bom trabalho!

Álvaro Marinho
Seth.pt Team