terça-feira, 24 de julho de 2007

O Dinamarquês Peter Wibroe é o novo Campeão Europeu de Match Racing



Os novos campeões Europeu são os dinamarqueses Wibroe Sailing Team, actualmente 17 do ranking mundial.

A equipa Stap / Aigle terminou em 9º lugar conseguindo superar três adversários que estão à frente no ranking mundial.

A prestação da equipa portuguesa foi melhorando ao longo do campeonato. No primeiro dia apenas conseguiram vencer 1 das 5 regatas disputadas. No segundo dia venceram 3 regatas e perderam outras 3. No último dia para disputar o 9 e 10 lugar conseguiram a vitória frente ao velejador local Marek Stanczyk.

O campeonato foi muito disputado. O primeiro round-robin acabou com quatro equipas empatadas com 5 vitórias e outras 4 empatadas com apenas menos 1 ponto. Foi apenas por uma regata que a equipa portuguesa não conseguiu passar para a fase seguinte e o primeiro dia revelou-se realmente penalizador.

Durante a cerimónia de fecho do campeonato a equipa Portuguesa teve uma das maiores ovações da noite, revelando que as equipas que estavam presentes tinham gostado da prestação Portuguesa tanto em terra como no mar.

Fica na memória mais uma vitória sobre o actual vice campeão Europeu da modalidade, o Francês Pierre Antoine Morvan, que em 2007 apenas conseguiu, nas cinco regatas que disputaram, apenas uma vitória contra equipa Stap / Aigle.

Com esta prestação o objectivo de entrar no top 50 do ranking mundial não deve ser alcançado, no entanto, a equipa Portuguesa espera que as boas prestações que tem tido permitam participar em mais campeonatos importantes e melhorar a sua classificação actual.

Rui Bóia: “Temos potencial para dificultar as equipas de topo e todos os apoios que nos dão são importantes para alcançar esse objectivo. Agradeço à federação e aos patrocinadores o apoio que nos deram para participar neste campeonato.” … “Começamos muito mal o campeonato, mas o bom entendimento da equipa ajudou a superar as dificuldades. O Rui, o Rúbrio e o Duarte portaram-se todos muito bem e fizeram com que funcionássemos bem em equipa.” … “O barco era difícil mas revelou-se muito interessante, as regatas foram muito disputadas e penso que numa próxima edição podemos melhorar a nossa prestação e lutar por um lugar mais à frente”

Rui Coelho: “Apesar do 9 lugar obtido, este campeonato foi bastante positivo e encorajador para o futuro da equipa. Nos dias finais conseguimos bater-nos de igual frente a algumas das melhores tripulações mundiais e por isso ficamos bastante motivados. Nesta fase é bastante importante que o apoio dos patrocinadores se mantenha e que permita que realizemos mais campeonatos de elevado nível no estrangeiro.”

Rúbrio: “Acho que todas as posições que podíamos obter eram positivas não só porque éramos o último do ranking, como penso que éramos a tripulação menos experiente, a prestação foi positiva, pena demorarmos algum tempo a nos adaptarmos ao barco, mas é sempre a aprender, e nesse aspecto foi muito bom. Levamos o espírito Luso, para a água e para terra e resultado disso foi o forte e sentido aplauso que recebemos na entrega de prémios. Obrigado equipa Stap/Aigle - Rui Boia”

Duarte: “Estamos a entrar numa fase onde este tipo de eventos são muito importantes para a evolução da equipa. É importante confrontarmo-nos com estas equipas de alto nível no sentido de aprender o mais possível. O resultado neste campeonato não foi brilhante mas penso que faz parte deste processo de aprendizagem. Estamos a tentar levar a equipa para um nível mais alto e os resultados não aparecem sem esforço (e derrotas). Aproveito para agradecer aos nossos patrocinadores pois sem eles a presença nestes campeonatos não é possível.”

Sem comentários: