sábado, 6 de outubro de 2007

“Guys… do you know that you have 10m?”

Parecia um “dejávu”…. mais uma vez a equipa STAP/AIGLE conseguiu estar toda a dormir calmamente até às 7h20m…. ou seja 10m antes da hora de partida combinada… mas o nosso “local hero” fez o favor de acordar as belas adormecidas e depressa nos pusemos a caminho (ok… à excepção do Rui que para não variar atrasou-se!).

Dado o início atribulado do dia e todo o esforço dispendido na saída de casa eu e o Duarte achámos por bem ir no banco de trás do veículo do nosso anfitrião e recuperar energias para o dia que nos esperava (afinal já eram 7h40m e esperava-nos uma viagem de 1h).

Chegados ao “RZV” nos subúrbios de Roterdão fizemos a inscrição no campeonato e fomos tratar do que é realmente importante…. a comida! Para o pequeno-almoço dos campeões arranjaram-nos umas tostas mistas e uns cafés com leite (o Duga preferiu cházinho)…. nada mau!

Depois do “skipper’s briefing” fomos aparelhar o barco (montar as velas e cabos) e dirigimo-nos para o longínquo campo de regatas… a cerca de 50m do pontão da marina!

Primeira regata…. primeira vitória! Embora a chegada tenha sido “foto-finish” a equipa STAP/AIGLE consegui superar o seu primeiro obstáculo numa regata onde o vento fraco dominou. Mais uma regata… mais uma voltinha! A segunda do dia começou bem e depressa ganhámos um avanço que nos permitiu a conclusão da mesma com algum conforto. Era a vez dos Tugas irem para terra descansar pois entrariam novamente no 5º “flight” (os “flights” são compostos por 3 regatas, cada uma com 2 barcos).

Após um breve descanso a “bater o dente” pois o vento cá sopra frio, regressámos à água para confrontarmos o que supostamente era o nosso oponente mais forte... o que infelizmente se veio a confirmar pois conseguiu uma melhor largada e um avanço que mesmo o nosso esforço dispendido na recuperação não seria suficiente… escusado será dizer que esta malta anda nestes barcos desde que inventaram a roda e que se nota a familiaridade que eles têm com os J22 (não…não é uma desculpa!). “No harm, no fault!” a equipa continuava moralizada pois esperavam-nos mais duas regatas igualmente difíceis onde todo o empenho era necessário!

Depois de mais um descanso dos guerreiros, voltámos ao “campo de batalha” para não acabarmos o dia em beleza…. mas os deuses estavam loucos e não nos quiseram facilitar a vida! Os nossos adversários souberam aproveitar os nossos erros e a este nível como não se pode facilitar… sofremos as consequências! Perdemos as duas últimas regatas fazendo com que a equipa STAP/AIGLE não passasse às meias finais… enfim, amanhã logo se discute a posição final no campeonato… “qui será, será!”

Cheers, mate!

Ricardo Pinto

Sem comentários: