terça-feira, 25 de setembro de 2007

Equipa STAP / AIGLE no Pódio



Nos passados dias 20 a 23 de Setembro em Kressbronn/Langenargen realizou-se a qualificação para o Match Race Germany 2008, prova pertencente ao Circuito Mundial de Match Racing, World Match Racing Tour. A organização esteve a cargo do “Yacht Club Langenargen” e “Speedwave Rudi Magg GmbH”.

Esta importante prova internacional de grau 3 da ISAF contou com a presença de 10 equipas europeias, oriundas de cinco países e, Portugal foi representado pela equipa Campeã Nacional STAP / AIGLE - Rui Bóia. A equipa convidada a participar nesta qualificação tentou assim o apuramento para o famoso circuito mundial.

O Barco
A embarcação do evento foi o Bavaria 35 Match Yacht pertencentes à organização, como é hábito deste tipo de provas, garantindo assim a igualdade dos barcos e tornando assim ainda mais renhido a disputa pela vitória.

Equipa Stap/Aigle
A equipa STAP / AIGLE - Rui Bóia foi constituída por cinco tripulantes:
Proa - Duarte Neves
Piano – Carlos Assunção
Trimmer de genoa e balão - Rubrio Basílio
Trimmer de grande – Ricardo Pinto
Skipper – Rui Bóia

Por motivos profissionais o habitual membro da equipa Rui Coelho não pode participar ficando desta vez a acompanhar a regata em terra pela Internet e pelo blog da equipa.

Equipas Adversárias
O campeonato contou com a presença de seis equipas classificadas nos 100 primeiros do ranking mundial, destacando-se as seguintes presenças:
- O Suíço Eric Monnin 3º classificado no Campeonato Europeu 2006 e 11º da ISAF;
- O Polaco Przemek Tarnacki 42º da ISAF;
- O Alemão Sven-Eric Horsch 51º da ISAF;

Campeonato
O campeonato decorreu sempre com vento fraco (3 a 6 nós) e foi realizado em 3 fases:

1ª Fase - “Round Robin” de dois grupos de cinco cada.

Grupo A V - D
1 - Eric Monnin (SUI) 4 - 0
2 - Equipa Stap / Aigle – Rui Bóia 2 - 2
3 - Phillipp Kadelbach Dr. (GER) 2 - 2
4 - Jan Eike Andresen (GER) 2 - 2
5 - Orkun Soyer (TUR) 0 - 4

Grupo B V - D
1 - Przemek Tarnacki (POL) 3 - 1
2 - Sven Erik Horsh (GER) 3 - 1
3 - Mitja Meyer (GER) 3 - 1
4 - Roger Stocker (SUI) 1 - 3
5 - Trung Chi Huyn (GER) 0 - 4

2ª Fase – “Round Robin” com os 3 primeiros de cada grupo
(Os resultados da primeira fase passaram para a segunda tendo se apenas realizado as regatas entre as equipas de grupos diferentes)

1 - Eric Monnin (SUI) 5 - 0
2 - Mitja Meyer (GER) 3 - 2
3 - Przemek Tarnacki (POL) 3 - 2
4 - Equipa Stap / Aigle – Rui Bóia 2 - 3
5 - Sven Erik Horsh (GER) 2 - 3
6 - Phillipp Kadelbach Dr. (GER) 1 - 4

3ª Fase – Final e Petit-final
(Devido à falta de vento durante a manhã do último dia de provas optou-se por não realizar as meias finais)

1 - Eric Monnin (SUI) 2 - 0
2 - Mitja Meyer (GER) 0 - 2
3 - Equipa Stap / Aigle – Rui Bóia 2 - 1
4 - Przemek Tarnacki (POL) 1 - 2

A “Petit-Final”
A luta pelo terceiro e quarto lugar acabou por ser o ponto alto do campeonato para os Portugueses. Embora a controlar o adversário a equipa cometeu alguns erros (não forçados) na primeira e no início da segunda regata estando nessa altura perto de perder por 2-0. No decorrer da 1ª bolina da segunda regata Rui Bóia e a tripulação conseguiram passar e penalizar o adversário “roubando” a vitória que parecia difícil de escapar à equipa Polaca. A terceira regata acabou por ser a mais tranquila tendo os Portugueses conseguido uma vantagem final de cerca de meia popa.

Resultados
1. Eric Monnin (SUI)
2. Mitja Meyer (GER)
3. Equipa Stap / Aigle – Rui Bóia (POR)
4. Przmek Tarnacki (POL)
5. Sven Erik Horsh (GER)
6. Phillipp Kadelbach Dr. (GER)
7. Jan Eike Andresen (GER)
8. Roger Stocker (SUI)
9. Orkun Soyer (TUR)
10. Trung Chi Huyn (GER)

Declarações
Rui Bóia: Durante o decorrer do campeonato fomos evoluindo e penso que nas duas últimas regatas conseguimos justificar que merecíamos um lugar no pódio. No entanto nas primeiras rondas (ainda durante a fase de adaptação) tivemos alguma sorte. Apoio de Portugal foi o que não faltou com constantes mensagens por parte de amigos e adeptos da vela. Obrigado a Todos.

Duarte Neves: Pessoalmente acho que podíamos ter feito melhor. Gostava de ter defrontado a equipa Suiça nas meias-finais (por falta de vento esta fase foi suprimida) e tentar surpreender o adversário como já fizemos numa das regatas do Europeu da Polónia.

Rúbrio Basílio: Penso que o saldo do campeonato foi positivo. Pessoalmente tive que me adaptar um pouco à condução do barco por parte do Rui Bóia. Ele gosta de velejar com vento mais forte e nota-se que com vento mais fraco ele fica um pouco mais nervoso tornando difícil trimmar o spi.

Carlos Eduardo: Estamos gratos à família Frey, os nossos anfitriões locais, que nos transmitiram os seus conhecimentos sobre o barco, sobre o lago e nos ajudaram muito em terra.

Ricardo Pinto: O Lago Constance tem uma paisagem indescritível! Neblina do lado suíço, as montanhas austríacas com neve e na margem alemã as tradicionais casas e vegetação com fartura! É um óptimo local para regatas de match racing e espero poder cá voltar, quem sabe já para o ano!

Patrocinadores
www.stap.pt
www.aigle.com

Próximo Campeonato
O próximo campeonato da equipa Stap Aigle – Rui Bóia é o GAASTRA Dutch Open Match Racing 07 e realiza-se já nos próximos dias 6 e 7 de Outubro em Roterdão, Holanda.

Sem comentários: